quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fernando Bom Cabelo



CPB: Nome e idade?

Pseudo: Fernando Bom Cabelo
Nome: Fernando Aparecido Chabes, 58 anos.

CPB: Fale um pouco sobre você!

Sou Paulista de nascimento e aprendiz do samba carioca, convivi com os grandes festivais de musica da segunda metade da década de 60, dentro de casa ouvia meus pais cantando sambas e acabei me apaixonando por esse estilo.

CPB: Como você chegou à Ala de Compositores mais importante do Mundo do Samba?

Em 1974 conheci a Portela, a quadra ainda era nova e na Vicentina tive o prazer de ouvir ao vivo Manacéia, Candeia, Clara Nunes, João Nogueira, Chico Santana, Mijinha e outros mais, voltei em 1975 para a missa de sétimo dia de seu Natal e nesse momento percebi que a Águia havia pousado em meu coração de tal maneira que não seria feliz enquanto não fizesse parte dessa família.

Passei a visitar a Portela de vez em quando até que em 2009 vim morar no Rio a trabalho e através de amigos compositores do Quintal do Pagodinho comecei a frequentar as feijoadas e rodas como Tributo a Candeia, fui convidado a participar do Tributo a João Nogueira em 2009 e apresentado ao Junior Scafura que me acolheu na ala de Compositores onde desfilo desde 2010.

Participei do concurso de sambas enredo para 2011 em parceria com Valdir 59 e cia., 2012 com Ari do Cavaco e cia. e agora para 2013 com Paulinho Rocha, Pece Ribeiro, Jorge Matias do Batuke e Walter Alverca.

Em 1985 num show no Ilha Porchat Clube no litoral Paulista, Balancê de Verão do Osmar Santos, dividi o Palco com João Nogueira que fez questão de me apresentar à escola, mas na época em virtude do trabalho não pude vir ao Rio de Janeiro.

CPB: Desde quando você compõe?

Compus minha primeira musica em 1969, por incrível que pareça não era um samba, em 1970 ganhei um festival estudantil de MPB com um samba falado do folclore brasileiro e depois não parei mais. meu primeiro samba enredo foi em 1976 para a Rubro Negro de Guarulhos em São Paulo e no ano seguinte participei do primeiro LP de sambas enredo de São Paulo com a Escola de samba Morro da Casa Verde "A Estrela mais brilhante, Cacilda Becker". Em 2011 vencemos a disputa na Caprichosos de Pilares e União Parque Curicica no Rio de Janeiro.

CPB: O que você falaria para um Compositor que está chegando agora à PORTELA?

Ame a nossa bandeira, respeite o nosso chão e crie com toda sua alma pois ser compositor na Portela é uma responsabilidade muito grande, representamos o maior celeiro cultural do samba brasileiro.

CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s) dentro do Mundo do Samba?

João Nogueira, Clara Nunes, Adoniram Barbosa, Geraldo Filme, Candeia, Manaceia, Casquinha, Monarco, João da Baiana, Silas de Oliveira, Candeia, Chico Santana, Argemiro, Catone, Cartola, e todos aqueles que abriram espaço para que hoje possamos mostrar o nosso trabalho.

CPB: Conte-nos um pouco de sua experiência no SAMBA!

Meu primeiro samba enredo foi em 1976 para a Rubro Negro de Guarulhos em São Paulo e no ano seguinte participei do primeiro LP de sambas enredo de São Paulo com a Escola de samba Morro da Casa Verde "A Estrela mais brilhante, Cacilda Becker".

Nessa escola tenho 2 estandartes de ouro (2005 e 2006) e mais ou menos 11 sambas ganhos ao longo da carreira.

Em 2011 vencemos a disputa na Caprichosos de Pilares e União Parque Curicica no Rio de Janeiro. Tenho algumas musicas gravadas pelo Grupo Samba Seis de São Paulo, Ilcéi Mirian de Campinas-SP, Velha Guarda da Unidos do Peruche-SP alem dos sambas enredo. 

CPB: O que é ser PORTELA?

Ser Portela é ser nobre, é ser herdeiro da maior herança cultural do samba, enfim é ser um componente com vontade de ser vencedor.

CPB: Você tem algum sonho como Compositor? Qual?

O meu sonho de consumo é ser campeão na e com a Portela, o meu sonho como compositor é só de em algum momento lá no futuro alguém cantar um verso que eu fiz e lembrar que tudo que escrevi foi feito com muito carinho e amor pelo samba.

CPB: Nos eventos de Sambas-Enredo da PORTELA, como você vê o Concurso?

Impressionante não só em 2013 como nos anos anteriores a qualidade das obras que disputam o concurso da Portela, é muito boa, em 2012 fui até a semifinal, mas o simples fato de subir ao palco da Portela e ter a oportunidade de mostrar meu trabalho já faz de mim um vencedor.

Desde já, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG agradece a sua participação!