quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ailton Damião





CPB: Nome e idade?
 
Ailton: Meu nome é Ailton Damião e tenho 53 anos.
 
CPB: Fale um pouco sobre você!
 
Ailton: Divido meu amor entre minha família, a música, o Direito e a Querida Portela.
 
CPB: Como você chegou à Ala Ary do Cavaco, a Ala de Compositores mais importante do Mundo do Samba?
 
Ailton: Cheguei à Ala Ary do Cavaco em 1996 à qual tive a honra de ser apresentado pelo próprio Ary, então presidente da Ala. Embora eu já frequentasse a Portela há muitos anos.
 
CPB: Desde quando você compõe?
 
Ailton: Eu componho desde 1975.

CPB: O que você falaria para um Compositor que está chegando agora à PORTELA?

Ailton: Se eu tivesse que aconselhar a um novo Compositor de nossa respeitada Ala Ary do Cavaco, eu diria a ele ou ela que, antes de tudo fique ciente de sua responsabilidade, respeite o nosso pavilhão e agisse com honestidade e lealdade no mister de sua arte.
 
CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s) dentro do Mundo do Samba?
 
Ailton: Meus ídolos no mundo do samba são Martinho da Vila e obviamente, nosso Mestre Monarco.
 
CPB: Conte-nos um pouco de sua experiência no SAMBA!
 
Ailton: Em 1976 já disputava festivais de mpb e concursos de sambas de enredo no grupo principal das Escolas de Samba de Juiz de Fora e outras cidades de MG onde graças a Deus logrei um número expressivo de vitórias no desfile principal. No ano 2000 tive a honra de ter minha obra, em parceria, representando a Portela na Sapucaí e contribuido com as notas 10, que garantiram o desempate e colaboraram para que a Majestade do samba permanecesse o grupo especial.
 
CPB: O que é ser PORTELA?
 
Ailton: Para mim, ser PORTELA é ser feliz por ter sempre no olhar as gotas que transbordam um mar de esperança na vitória que virá.
 
CPB: Você tem algum sonho como Compositor? Qual?
 
Ailton: Meu sonho como compositor é que meu filho se orgulhe também de minha obra e que ela possa atingir e tocar as pessoas que amam e valorizam uma boa música.
 
CPB: No evento de Samba-Enredo da PORTELA para 2014, após as mudanças ocorridas na Escola, o que você espera da nova proposta?
 
Ailton: Quanto ao novo quadro que se apresenta na Portela, vislumbro um futuro otimista considerando que Pessoas de alto nível moral estão participando dessa empreitada.Tomara que os compositores sejam merecedores do respeito incondicional e das homenagens por parte da nova administração.
 
Muito obrigado por este espaço e pela oportunidade de me manifestar perante meus pares através do BLOG que tão bem nos representa.
 
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG agradece a sua participação!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Celso Lopes


CPB: Nome e idade?

Celso de Andrade Lopes e tenho 39 anos.
 
CPB: Mesmo sendo conhecido, fale um pouco sobre você!
 
Sou nascido e criado em Marechal Hermes, venho de uma família de portelenses, meu pai é músico formado, tocava trombone em bailes de carnaval. Com toda certeza herdei dele esta veia musical. Amo cantar e compor.
 
Vejo a música como uma coisa mágica, sem explicação, nela a gente se consola, se alegra e traz felicidade para outras pessoas. Tento conciliar a música com a profissão de bombeiro militar.
 
CPB: Como chegou à PORTELA?
 
Sempre frequentei a quadra da PORTELA em ensaios, cortes de samba, etc... tinha minhas composições e sempre fui meio tímido, até que em 2001 resolvi deixar a timidez de lado e me inscrever num festival chamado Fábrica do Samba, onde os compositores se apresentavam nas escolas de samba em que faziam suas inscrições. Ali, como portelense, vi uma grande oportunidade de divulgar o meu trabalho no palco da minha escola de coração. Já na minha primeira apresentação tive uma experiência maravilhosa. o mestre Monarco, campeão desta edição do concurso, se apresentou antes de mim, e ao descer do palco, sorrindo, me desejou boa sorte. naquele momento, senti uma energia muito positiva e fiz uma grande apresentação, cantando um samba chamado tristeza no peito, com o qual segui por algumas semanas na disputa.
 
Em 2005 fui convidado pelo compositor Cristiano Moreno para participar do concurso de sambas de quadra da PORTELA. Em parceria com Paulinho Carvalho (ex-Grupo Raça) compomos “Minha inspiração”, para participar do concurso.
 
Em 2006, já na Ala de Compositores, participei do meu primeiro concurso de sambas de enredo (Os Deuses do Olimpo na terra do carnaval......) em parceria com Serginho Procópio e Abú, aí já viu né... tomei gosto pela coisa e estou aí até hoje.
 
CPB: Desde quando você compõe?
 
Desde os 14 anos.
 
CPB: Qual é (são) o(s) seu(s) ídolo(s) no mundo do samba?
 
Meus maiores ídolos são Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Arlindo Cruz e Délcio Luiz.
 
CPB: Fale um pouco de suas experiências no samba!
 
As coisas pra mim no mundo do samba aconteceram meio de repente. apesar da minha timidez, eu cantava em festas de amigos e as pessoas gostavam muito. Assim, sempre que acontecia algum evento em que se formava uma roda de samba, e eu estava presente, me convidavam pra cantar. Isso me ajudou muito, pois fui me apaixonando e me entregando cada vez mais à carreira de compositor, pois eu sempre gostei de cantar músicas de minha autoria.
 
Como já disse, as coisas aconteceram muito rápido; me inscrevi no concurso Fábrica do Samba em 2001.
 
Em 2003 participei de um concurso de samba no bloco Badalo de Santa Tereza, posteriormente participei do concurso de sambas de quadra da PORTELA, fui finalista nas disputas de samba de enredo na portela para os carnavais de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011. Fui campeão de samba enredo para o carnaval 2008 no GRES Uraiti, em parceria com Serginho Aguiar. Fui campeão de samba enredo para o carnaval 2012 no GRES Imperadores da Zona Sul (carnaval do Uruguai), em parceria com Serginho do Porto.
 
Ao longo dessa minha pequena trajetória como compositor, agradeço a Deus e me sinto muito feliz por ter sambas em parceria com grandes sambistas como: Marquinhos de Oswaldo Cruz, Bandeira Brasil, Serginho Procópio, Charlles André, João Carlos Filho, Fernando Magarça, Paulinho Carvalho, Jefinho, Marquinho Índio, Sérginho Aguiar, Dinei, Serginho do Porto e outros, com os quais aprendi muito.
 
CPB: O que você como antigo compositor portelense falaria com os jovens compositores da escola?
 
Em primeiro lugar, fazer parte da maior Ala de Compositores do mundo é maravilhoso. a cada dia temos que provar que merecemos estar ali. devemos honrar o pavilhão portelense, respeitar as tradições de nossa Escola, respeitar os compositores mais antigos, lutar para que a nossa ala continue sendo respeitada no mundo do samba, mostrar nossas músicas, cantar, descontrair, ser família e acima de tudo ter humildade, pois sempre temos algo a aprender.
 
CPB: O que é ser PORTELA?
 
Não é difícil traduzir este sentimento. Ser portelense é ser feliz, é amar o samba e suas raízes, é ter orgulho de ser azul e branco, é ser verdadeiro e leal ao nosso pavilhão.
 
CPB: Qual é o seu sonho como compositor?
 
Meu sonho, como o de todo compositor, é ser reconhecido pela minha obra. Quero ganhar uma disputa de sambas de enredo na PORTELA, com um grande samba, e gostaria que esse samba ajudasse a nossa Escola a ser campeã. Tenho também, o projeto de gravar um CD.
 
CPB: No concurso de samba-enredo da PORTELA em 2013, o samba de sua parceria foi um dos mais comentados, o que você espera do concurso 2014?
 
Primeiramente gostaria de mandar um abraço aos meus parceiros em 2013, Neyzinho, Flávio, Charles e Fadico.
 
Como compositor me sinto muito feliz com os comentários sobre o nosso samba. Penso que devemos ter os pés no chão, trabalhar forte e com humildade a cada eliminatória, pois temos grandes concorrentes.
 
Para 2014 tenho certeza de que será escolhido o samba que melhor irá representar a nossa querida PORTELA na avenida.
 
Obrigado pela oportunidade. Um abraço a todos do CPB. Fiquem com Deus e até a próxima.
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG agradece sua participação!