segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Naldo

 
CPB: Nome e idade? 
 
Naldo: Ronaldo Soares (Naldo) 48 anos.
 
CPB: Fale um pouco sobre você!
 
Naldo: Envolvido com samba enredo desde 1984, passagem por outras escolas de samba como São Clemente, Porto da Pedra, Unidos da Ponte e outras agremiações. Primeiro samba enredo campeão na Portela foi em 2002 parceria com David Corrêa e Grilo. Último samba campeão foi em 2012 parceria com Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo e Tuninho Nascimento. Sou Assistente Social e trabalho na emergência do Hospital do Andaraí.
 
CPB: Como portelense, como você está vendo este novo momento?
 
Naldo: Um momento diferente, portelense com sede de vitória e sorriso no rosto.
 
CPB: Fale de sua experiência no mundo do samba.
 
Naldo: Comecei na São Clemente em 1984 com 7 sambas consagrados campeões por lá. Campeão pela Porto da Pedra em 2000 e 05 sambas campeões pela Portela. Passagem por algumas escolas consideradas pequenas e blocos como Simpatia é Quase Amor. Pela Portela estabeleci parcerias com grandes nomes como: Ary do Cavaco (falecido), Diogo Nogueira, Ciraninho, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Monarco, Mauro Diniz, Junior Escafura, Caixa D'Água, Paulo Aparício, Gilsinho, David Corrêa... e outros.
 
CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s), no Samba?
 
Naldo: Cartola, Candeia, Paulo da Portela, Jair do Cavaquinho... e outros.
 
CPB: Na elaboração de um samba, como você se define? É letrista, faz a música ou os dois?
 
Naldo: As coisas acontecem simultaneamente, as vezes um pouco mais de letra.
 
CPB: Como você chegou a PORTELA?
 
Naldo: Estou na Portela desde 1992, por incentivo próprio, em 2002 fui convidado pelo Davi Corrêa para uma parceria com Grilo. Samba consagrou-se campeão. Embora com passagem por outras escolas, a Portela sempre foi a minha escola de coração.
 
CPB: Desde quando você compõe? 
 
Naldo: Desde 1984.
 
CPB: O que você como antigo compositor portelense falaria com os jovens compositores da Escola?
 
Naldo: É uma casa de muito respeito e com grandes nomes do mundo do samba. Com respeito, ética e sabedoria... com certeza será futuramente um deles!!!
 
CPB: Para você, o que é ser PORTELA?
 
Naldo: É ter felicidade azul e branca estampada no peito!!!
 
CPB: Dentro do Mundo do Samba, você tem algum sonho?
 
Naldo: Sim. Um dia entender como funciona a arrecadação de direitos autorais dos compositores de escolas de samba.
 
CPB: O que você espera desta nova PORTELA para 2014?
 
Naldo: Como já citado pela nove diretoria... muita ação, transparência, respeito e dedicação à escola e ao portelense.
 
Desde já, agradecemos!
 
Naldo: Eu que agradeço pela oportunidade. Parabéns pelo trabalho de vocês. Abraço à todos.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Arnaldo Rippel

CPB: Nome e idade?

- Arnaldo Henrique Rippel, 51 anos.

CPB: Fale um pouco sobre você!

- Sou médico ortopedista, moro em Petrópolis, estou na Escola desde 1984, comecei na Ala dos Estudantes, passei pela Guanabarinos, Ala 171 e em 1998, iniciei na nossa ALA DE COMPOSITORES.

CPB: Como portelense, como você está vendo este novo momento?

- Um momento muito, muito especial a Escola voltou a sorrir, a Comunidade está feliz, a Portela, NOVA PORTELA, mostra sua cara e com certeza as coisas vão e estão mudando muito, afinal a nossa MAJESTADE DO SAMBA, tem de estar sempre na linha de frente e JAMAIS SER CODJUVANTE NO CARNAVAL CARIOCA......

CPB: Fale de sua experiência no mundo do samba!

- Nesse muitos anos, além de nossa Escola, tive oportunidade de passar por várias Escolas , na Ala de Compositores, como na Tijuca 2001, que fiz parte com muito orgulho ao lado de Franco Cava, Waltinho Jr e parceiros, na conquista do Samba, tive a honra de militar na Estácio de Sá, na União da Ilha e várias co-irmãs, mas não tem jeito, PORTELA NO CORAÇÃO E SANGUE AZUL E BRANCO, SEMPRE! Tive a honra de fazer muitos e muitos amigos, nessa já longa estrada do Samba.

CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s), no Samba?

- Colombo, meu grande e saudoso Professor, Noca da Portela, Davi Correa, Paulinho da Viola, Mestre Monarco, Candeia , Franco Cava, um baita talento, Wilson Cruz, ,, uma gama enorme de super compositores.....

CPB: Na elaboração de um samba, como você se define? É letrista, faz a música ou os dois?

- Como diz um dos meu eternos parceiros o Caixa D'Água, sou caneteiro, ou seja letrista.

CPB: Como você chegou a PORTELA?

- Através do saudoso Wilson Cruz, Bi-Campeão da Escola, um grande amigo e paciente, me apresentou a Diretoria da Ala, em uma época que não era nada fácil, ingressar na ALA DE COMPOSITORES MAIS IMPORTANTE DO CARNAVAL CARIOCA, agradecimentos eternos ao grande amigo ARY DO CAVACO.

CPB: Desde quando você compõe?

- Desde 1998, quando comecei na Ala ao lado do parceiro de Petrópolis, Roberto Naval.

CPB: O que você como antigo compositor portelense falaria com os jovens compositores da Escola?

- Valorizem a Escola acima de tudo, é paixão, amor, prazer, somente uma composição vence o carnaval, mas devemos estar sempre juntos, chega dessa coisa do samba cair e sumir da Escola, temos samba de quadra, outros eventos, prestigiem a nossa Ala, sempre.

CPB: Para você, o que é ser PORTELA?

- TUDO, É SER FELIZ,PRINCIPALMENTE AGORA, É CRUZAR A SERRA CENTENAS DE VEZES POR ANO, PARA ESTAR NA ESCOLA,ACOMPANHAR TUDO DENTRO DO POSSÍVEL, É TER AO LADO MINHA MULHER PATRÍCIA, PORTELENSE DE CARTEIRINHA E QUE ME INCENTIVA SEMPRE E SEMPRE.

CPB: Dentro do Mundo do Samba, você tem algum sonho?

- Títulos de nossa Escola, tive a Honra do título de 1984, tenho certeza que voltaremos ao primeiro lugar do Pódio e claro depois de quatro finais de Samba Enredo na Escola ter a honra de um dia ter nossa obra escolhida para ser o Hino Oficial da Portela.

CPB: O que você espera desta nova PORTELA para 2014?

- TUDO, o movimento capitaneado pelos amigos Serginho, Marcos Falcon, Mestre Monarco e por centenas de portelenses tem tudo pra resgatar a NOSSA DIGNIDADE, o mais importante de tudo....Ser PORTELENSE é ser um ser especial....Esse sangue azul e branco corre em nossas veias e vamos prá cima, mostrar que esse gigante acordou....A VERDADE DA PORTELA É A PORTELA VERDADE.

Desde já, agradecemos!