sexta-feira, 25 de julho de 2014

Marcio Roberto



CPB: Nome e idade?

Marcio: Marcio Roberto Rodrigues Lopes, 62 anos.
 
CPB: Fale um pouco sobre você.
 
Marcio: Sou carioca, apaixonado por samba, pagode, ou melhor, apaixonado por música, praia, bom bate-papo, aquela gelada, dia ensolarado, animais, dança de salão, churrasco com amigos e política ( apesar da política não está valendo à pena conversar sobre ela), sem esquecer da mulherada, é claro. Gosto de ajudar as pessoas, sou espírita kardecista, enfim, adoro dar uma boa risada.
 
CPB: Como portelense, como você está vendo este novo momento? 
 
Marcio: Este é o nosso momento, voltamos para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído. A PORTELA tem a maior fatia do bolo no histórico dos campeonatos, isto dos os portelenses devem trazer no sangue, mesmo quando ela estava em baixa eu nunca baixei a cabeça pra ninguém, para ilustrar este depoimento, certa vez fui à uma auto peças na Penha e ao chegar o balconista me olhou (eu estava com a camisa da PORTELA) e fez uma cara de pouco caso, eu olhei para aquele coitado e perguntei: Quantos campeonatos você tem? Não preciso dizer que o mané ficou mastigando mingau, baixou a cabeça e foi embora.
 
Estamos colocando pra fora a agonia de trinta anos, o ano que vem acrescentaremos mais uma estrela à nossa bandeira, pois estaremos restabelecidos da "gripe" que durou trinta anos.
 
A LIESA precisa que a PORTELA seja a campeã, para faturar mais, o Rio precisa da PORTELA campeã, nossa Escola é o cartão postal do samba do Brasil e no exterior, enfim, o momento é da PORTELA, por isso esse é o nosso momento.
 
CPB: Fale de sua experiência no mundo do samba.
 
Marcio: Minha experiência no mundo do samba não é grande, porque eu era espectador e não participativo como hoje. Hoje, honrando a oportunidade que me foi dada, tenho a responsabilidade de escrever letras, que os mais velhos possam me dar cartão azul, (outro dia cantei os últimos dois versos do samba "O Portelense", para o nosso Mestre maior, seu Monarco, ele aprovou), mas o mundo do samba me ensiou muitas coisas, pois é uma cultura vastíssima, aprendi uma coisa interessante a qual comento sempre que tenho oportunidade. Quando há uma roda de samba de amigos e chega uma pessoa que conhece alguém, essa pessoa cumprimenta à todos, aperta a mão de todos, ao contrário do que ocorre fora do samba, a pessoa que chegou cumprimenta somente aquela que conhece, samba é educação também!
 
Outra parte desse aprendizado é que hoje sei muitas coisas da nossa história que não sabia e não saberia se não fosse o mundo do samba. Aprendi que nesse mundo se anda alinhado, mostrando uma aparência bonita (o cara pode até estar duro, mas está alinhado, não perde a pose), o sorriso é a porta de entrada para qualquer situação, fiz muitos amigos e agradeço a amizade de todos que me dispensaram atenção, muitíssiomo obrigado à todos.
 
CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s), no Samba?
 
Marcio: Olha, tem muita gente que escreve coisas lindas e profundas, as quais nem sei o nome no momento e que infelizmente vive no ostracismo. Um exemplo disso é o Ério Fidelis (um dos Compositores de falsa consideração) para mim uma verdadeira obra de arte! Ídolos da mídia eu destaco Toninho Geraes, Serginho Meriti, Jorge Aragão, Davi Correia, Paulinho da Viola e Martinho da Vila.
 
CPB: Na elaboração de um samba, como você se define? É letrista, faz a música ou os dois?
 
Marcio: Faço os dois, mas o meu forte é letra. Tem um samba que escrevi, para esse momento que vivemos na Escola, e já citei acima, chama-se "O PORTELENSE", o qual gostaria que todos os portelenses prestassem atenção e que fosse sempre lembrado dentro da nossa Escola, tem outro que agradeço pela oportunidade de ingressar na Ala Ary do Cavaco, são sambas que falo do momento.
 
CPB: Como você chegou a PORTELA?
 
Marcio: Bom, sou portelense a mais de quarenta anos, conforme dise anteriormente, era um simples torcedor. Porém, quando o ex-presidente Nilo estava para se candidatar, um amigo dele (De Paola), tio da minha mulher, numa dessas visitas de família me contou sobre a chapa que estavam articulando, como eu nunca tinha estado de forma profunda na Escola, resolvi me engajar na candidatura do Nilo. Porém, logo saí, vi problemas acontecendo e em pouco tempo estava órfão novamente. Só que dessa vez caminhei com meus próprios pés até aonde estou. Deixo claro que não tenho nenhuma relevância na Escola, apenas consegui bons amigos, graças à Deus!
 
CPB: Desde quando você compõe? 
 
Marcio: O primeiro samba que fiz, data de 1970, chama-se "Glórias de um povo", onde exaldo o carnaval e o samba como elementos de uma efervescência cultural muito forte no Brasil.
 
CPB: O que você como compositor portelense falaria com os jovens compositores da Escola?
 
Marcio: Para os mais jovens, os faria entender que em matéria de Escola de Samba, a PORTELA é a primeira dentre todas as agremiações que existe no mundo! Que não abaixem a cabeça pra ninguém, pois temos o maior número de campeonatos. O jovem precisa sentir isso na veia, precisa vestir a camisa azul e branco com a águia, sabendo que a mesma é o pássaro mais sábio do universo e que ela não foi escolhida por acaso, e principalmente, todas as vezes que forem escrever um samba, apoiem-se nos baluartes, relembrem sempre as origens da nossa Escola, mantenham vivas nossas lendas (nossas jóias passadas), para que estejamos sempre caminhando no futuro, mas fazendo nosso futuro com nosso passado.
 
CPB: Para você, o que é ser PORTELA?
 
Marcio: Ser PORTELA é um estado de espírito! Depois você imagina estar numa agremiação onde foi a primeira e ter carro alegórico, a primeira a ter um símbolo, a primeiraa ter camarote no sambódromo, a primeira a ter comissão de frente, a primeira a ter comissão de carnaval, a primeira a ter tudo, a primeira a ter a seguinte escala de campeonatos conquistados, e onde eu me posiciono da seguinte maneira:
 
SER CAMPEÃ, MUITAS ESCOLAS SÃO.
SER BI CAMPEÃ, ALGUMAS ESCOLAS SÃO.
SER TRI CAMPEÃ, RARÍSSIMAS ESCOLAS SÃO.
AGORA, SER TETRA CAMPEÃ, SÓ A PORTELA.
SER PENTA CAMPEÃ, SÓ A PORTELA.
SER HEXA CAMPEÃ, SÓ A PORTELA.
 
E, finalmente ser HEPTA CAMPEÃ, vou deixar pra Águia dizer que estou cansado de escrever tantos campeonatos.
 
A PORTELA é alegria, é raiz do samba, é a madrinha de muitas escolas (agora mesmo, tivemos, pela segunda vez,, a visita do presidente da PORTELA de Minas Gerais. Eles são fãs da nossa Escola. Precisamos dar apoio incondicional à eles (cito na próxima pergunta o projeto maravilhoso do compositor Candanga), a PORTELA é precursora de várias novidades nos desfiles, é cultura vastíssima, é a alegria do Brasil.
 
CPB: Dentro do Mundo do Samba, você tem algum sonho?
 
Marcio: Meu sonho dentro do mundo do samba é atingir o topo em 2015! Ver realizados muitos projetos que alguns portelenses têm, que são de suma importância para a nossa Escola. À exemplo, eu cito o Projeto do Compositor Candanga, que é interligar a PORTELA com todas as agremiações do Brasil! E também depois do quadro social aberto, conclamar todos os portelenses do mundo para se associarem, mandando uma pequena lembrança à cada um (Broche da águia, etc), ampliação da quadra, fazendo estacionamento, teaatro restaurante, cinema, salão de jogos, biblioteca, subterrâneos.
 
Outro desejo é que seja colocada uma Águia muito grande na área a céu aberto, localizada entre as salas de administração e a quadra, ou seja: logo que se passa das roletas, para que os turistas ao adentrarem à quadra, deem logo de cara com nosso símbolo maior, e fiquem impressionados com ela, e que esta águia seja removível quando houver necessidade.(já pedi à alguns, ainda não fui atendido, mas continuarei tentando).
 
CPB: O que você espera desta nova PORTELA?
 
Marcio: A diretoria já mostrou para o que veio, não veio pra ficar por baixo. Tirou a Escola do poço, a colocou no topo só em 10 meses. Isso mostra seriedade, honestidade, aliada a competência com o espírito portelense. Dívidas já foram saldadas, isto em primeira instância, é o que os portelenses esperavam. Falta ainda muito a ser feito, precisamos dar todo o apoio a nossa diretoria, em todos os momentos. Principalmente fazendo-os sentirem a alegria que nos proporcionaram com tanto resultado e em tão pouco tempo.
 
Faço-os cientes desse pensamento célebre que diz: "Ninguém é tão bom ou tão fote quanto todos nós juntos."
 
ET: Deixo aqui para reflexão, a belíssima frase onde nosso ilustre Airton Senna se apoiava para conseguir as brilhantes vitórias: "A vitória vem de uma vontade de fazer tudo certo, de não se permitir errar; mas também dar de si o máximo absoluto." Airton Senna.
 
Deus abençõe a PORTELA e a Família Portelense.
 
Marcio Roberto.
 
O COMPOSITORES DA PROTELA BLOG agradece sua participação!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Adilson Bispo

 
 
CPB: Nome e idade? 
 
Adilson:  Adilson Bispo,   62 anos.
 
CPB: Fale um pouco sobre você.
 
Adilson:  Carioca, nascido no dia 08/05/52, casado, pai  de 2 filhos, avô de 2 netas, moro em Jacarepaguá e sou funcionário público.
 
CPB: Como portelense, como você está vendo este novo momento?
 
Adilson:  Vejo com muita alegria  essa nova gestão da PORTELA, que, com certeza, vai fazer a escola voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído, ganhando títulos e sempre voltando no desfile das campeãs.
 
CPB: Fale de sua experiência no mundo do samba.
 
Adilson:  Estou com 30 anos de samba, comecei minha carreira em 1984, onde gravei minha primeira musica (Coração Feliz) em parceira com Marquinhos PQD e Gerson do Vale, na voz da madrinha Beth Carvalho, hoje tenho mais de 150 musicas gravadas pelos maiores nomes do samba e tenho também 2 CD's solos gravados.
 
CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s), no Samba?
 
Adilson:  Tenho grande respeito e admiração por vários nomes do samba, mas sou absurdamente apaixonado pela Velha Guarda da PORTELA, bebi muito nessa fonte!
 
CPB: Na elaboração de um samba, como você se define?  É letrista, faz a melodia ou os dois?
 
Adilson:  Os dois, mas  me sinto mais a vontade como letrista.
 
CPB: Como você chegou a PORTELA?
 
Adilson:  Através do saudoso e querido irmão Ary do Cavaco, que me convidou para desfilar na ala do cavaquinho em 1988.
 
CPB: Desde quando você compõe?
 
Adilson:  Desde menino, mas profissionalmente, a partir de 1981.
 
CPB: O que você, como antigo compositor portelense falaria com os jovens compositores da Escola?
 
Adilson:  Que tenham amor, e que façam de tudo para engrandecer o nome da escola.
 
CPB: Para você, o que é ser PORTELA?
 
Adilson:  Depois da Família e da Saúde, é o melhor presente que Deus me deu!
 
CPB: Dentro do Mundo do Samba, você tem algum sonho?
 
Adilson:  Sim, gravar meu DVD.
 
CPB: O que você espera desta nova PORTELA para 2015?
 
Adilson:  Espero que aconteça o que está escrito na letra do meu samba que está disputando as eliminatórias do Samba de Quadra esse ano e que se for da vontade de Deus, nós vamos ganhar!  Título do Samba: Chegou a Hora (Autores: Adilson Bispo/Zé Roberto/Adriano Campos).
 
Desde já, agradecemos a sua participação!