domingo, 14 de setembro de 2014

Amilton Damião


 
CPB: Nome e idade.
 
Amilton: Amilton Damião, tenho 54 anos.
 
CPB: Fale um pouco sobre você!
 
Amilton: Sou casado, amo a minha família, sou consultor imobiliário, tenho orgulho de ser Portelense e de poder participar dessa grande e poderosa família.  
 
CPB: Como portelense, como você está vendo este novo momento?
 
Amilton: A recente transição foi positiva pois trouxe, de volta, o pulsar vibrante do coração portelense em todos os segmentos, principalmente para nós compositores.
 
CPB: Fale de sua experiência no mundo do samba!
 
Amilton: Desde 1975 tenho experimentado o gosto de colaborar com agremiações carnavalescas em várias cidades de Minas Gerais e do Estado do Rio de Janeiro, com trabalhos que foram reconhecidos e consagrados, inclusive na própria PORTELA.
 
CPB: Qual(is) o(s) seu(s) ídolo(s), no Samba?
 
Amilton: Sem dúvida Paulinho da Viola e Martinho da Vila, que marcaram positivamente o início dessa caminhada.
 
CPB: Na elaboração de um samba, como você se define? É letrista, faz a música ou os dois?
 
Amilton: Ao compor uma letra, a melodia vem naturalmente, possibilitando que aconteçam letra e música simultaneamente.
 
CPB: Como você chegou a PORTELA?
 
Amilton: Em 1996 eu já frequentava ensaios da Portela, ocasião em que um amigo já falecido, Bené, me apresentou ao baluarte Ary do Cavaco, o qual apadrinhou meu ingresso e de meu irmão à Ala de Compositores da Portela.
 
CPB: Desde quando você compõe?
 
Amilton: Aos 12 anos de idade eu já escrevia composições e participava de festivais MPB em Minas Gerais na categoria estudantil. Aos 14 anos (1974) já compunha em Escolas de Samba.  
 
CPB: O que você como compositor portelense falaria com os jovens compositores da Escola?
 
Amilton : Como ensinou o poeta: "Chegue como eu cheguei, Pisa como eu pisei..." de coração aberto e pronto para servir e sentir o aconchego desse celeiro que só nos ensina.
 
CPB: Para você, o que é ser PORTELA?
 
Amilton: Ser Portela é ter do que se orgulhar, é acreditar que o Sol nasceu para todos e que ter o Azul do infinito no coração é se eternizar como parte de uma família feliz.
 
CPB: Dentro do Mundo do Samba, você tem algum sonho?
 
Amilton: Sonho em ver, novamente, minha Portela campeã, e ter meus trabalhos reconhecidos acima de qualquer em seus valores de fato.
 
CPB: O que você espera desta nova PORTELA para 2015?
 
Amilton: Espero uma escola ainda mais vibrante, confiante e bem representada, visto que desde a direção, até os colaboradores mais humildes, existe sintonia e otimismo, fruto de valores resgatados em nossa Escola.
 
 
Desde já, agradecemos a sua participação!