segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Colombo (Portelenses de Outrora)

  

Colombo

Colombo Costa Pinto
*  12/10/1926 Bahia 
+  17/11/2004 Rio de Janeiro, RJ


Biografia

Compositor. Jornalista.  Nasceu na Bahia mas transferiu-se para o Rio de Janeiro indo residir no subúrbio de Oswaldo Cruz.  Conheceu Noca da Portela em São Cristóvão levando-o para a Ala dos Compositores da Portela, com o qual compôs quatro sambas-enredos vencedores para a escola. Aos 52 anos prestou vestibular para Comunicação Social formando-se em Jornalismo.  Na casa do amigo Noca conheceu a futura esposa Dalma, com quem foi casado e tinha quatro filhos e dois netos.  

Dados Artísticos  

Em 1966, fundou o Trio ABC da Portela, juntamente com Noca e Picolino. O trio não chegou a gravar nenhum disco, contudo, seus componentes foram contemplados com vários sambas-enredos vencedores nos carnavais que sucederam.  

Em 1967, Elza Soares gravou em um compacto simples pela Odeon as músicas "Portela querida", (c/ Picolino e Noca da Portela), composição que viria a ser posteriormente o maior sucesso do trio, além de música emblemática para a Portela, e, do outro lado, "Sofri" (Bide e Marçal). 

Em 1968, o trio inscreveu duas composições no "II Concurso de Música de Carnaval", organizado por Ricardo Cravo Albin (na época, Presidente do Conselho Superior de Música Popular Brasileira do MIS), a primeira foi "Portela querida", defendida por Elza Soares, e a segunda "É bom assim", interpretada pelo cantor Gasolina. Ainda em 1968, Martinho da Vila em seu LP "Nem todo crioulo é doido", gravou "Querer é poder" de autoria de Colombo, Noca da Portela e Picolino.

Em 1976, sua composição "O Homem de Pacoval", em parceria com Noca da Portela e Edir Gomes, foi gravada por Silvinho do Pandeiro no LP "Sambas-enredos das Escolas de Samba do Grupo 1".  

No ano de 1994, o cantor Rixxah interpretou "Gosto que me enrosco" (Colombo, Gelson e Noca da Portela) no disco "Sambas-enredos de 1995 do Grupo Especial" pela RCA Victor.

Em 1998, recebeu da Rede Globo o prêmio "Estandarte de Ouro" por seu samba "Os olhos da noite", em parceria com J. Rocha, Darcy Maravilha e Noca da Portela. Neste mesmo ano, classificou este samba em 2º lugar na cotação dos melhores sambas-enredos, de acordo com pesquisa feita pelo jornal "O Dia", com os jurados Ricardo Cravo Albin, Moacyr Luz, Roberto Moura, Cláudio Vieira e Mauro Ferreira. Entre seus vários intérpretes está Eliana Pittman em "A dor que vem do Brás" (Colombo, Noca da Portela e Picolino da Portela).

Obra

A dor que vem do Brás (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
Amazonas, esses desconhecidos delírios e verdades do Eldorado verde (c/ Noca da Portela, Chico da Silva, Janjão e Gilson Nogueira)
É bom assim (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
Gosto que me enrosco (c/ Noca da Portela e Gelson)
O Homem de Pacoval (c/ Noca da Portela e Edir Gomes)
Os olhos da noite (c/ Noca da Portela, J. Rocha e Darcy Maravilha)
Portela querida (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
Querer é poder (c/ Noca da Portela e Picolino da Portela)
Tudo é diferente (c/ Edir Gomes e Noca da Portela)

Shows

2º Festival de Música de Carnaval. MIS, RJ.
Concurso de Carnaval do Teatro Municipal de São Paulo, SP.

Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso - Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira - erudita, folclórica e popular. 1 v. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural, 1977.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira - erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.
MONTE, Carlos e VARGENS, João Baptista M. (Ilustrações Lan). A Velha-Guarda da Portela. Rio de Janeiro: Editora Manati, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário