segunda-feira, 6 de março de 2017

Mijinha (Portelenses de Outrora)



Mijinha

Bonifácio José de Andrade
* Rio de Janeiro, RJ 

Biografia
Cantor. Compositor. Irmão dos compositores Aniceto da Portela e Manacéia. Integrou a Ala de Compositores da Portela.

A partir do ano de 1970 passou a integrar a Velha-Guarda da Portela, fundada por Paulinho da Viola, ao lado de seus irmãos Aniceto da Portela e Manacéia, e ainda por Alberto Lonato, Ventura, Alvaiade, Francisco Santana, Antônio Rufino dos Reis, Alcides Dias Lopes (mais conhecido por Alcides Malandro Histórico), Monarco, Surica, Tia Vicentina, Tia Doca, Armando Santos e Antônio Caetano. Neste mesmo ano de fundação da Velha-Guarda, Paulinho da Viola produziu o primeiro disco do grupo. O LP "Portela, passado de glória" foi lançado pela gravadora RGE, no qual foi incluída a sua composição "Chega de padecer". 

No ano de 1973, no LP "Nervos de aço", de Paulinho da Viola, foi incluído o samba de sua autoria "Sentimentos", um dos grandes sucessos da época. 

Em 1980 Monarco lançou o LP "Terreiro", no qual interpretou "Sofres porque queres liberdade", e "Falsa recompensa", as duas composições parcerias de ambos. 

No ano de 1986, produzido por Katsunori Tanaka para o mercado japonês, foi lançado o disco "Doce recordação", da Velha-Guarda da Portela, sendo incluído o samba "Fui condenado" (Monarco e Mijinha). 

Em 1994, Cristina Buarque lançou pela gravadora Saci o CD "Resgate". Este disco contou com a participação especial da Velha-Guarda da Portela nas faixas "Amor perdido" (Manacéia), "Eu perdi você" (Aniceto J. de Andrade, mais conhecido como Aniceto da Portela) e "Adeus, eu vou partir" (Mijinha e Chico Santana). 

No ano 2000 a gravadora Nikita Music, do japonês Katsunori Tanaka, relançou em CD "Doce recordação".

Obras

Adeus, eu vou partir (c/ Chico Santana)
Chega de padecer
Falsa recompensa (c/ Monarco)
Fui condenado (c/ Monarco)
Sentimentos
Sofres porque queres liberdade (c/ Monarco)

Discografia
Portela, passado de glória • RGE • LP (1970)

Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002.
FERNANDES, Vagner. Clara Nunes: Guerreira da utopia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopedia da música Brasileira - erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.
MONTE, Carlos e VARGENS, João Baptista M. (Ilustrações Lan). A Velha Guarda da Portela. Rio de Janeiro: Editora Manati. 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário